TIMES

Por Monique Silva — Curitiba


O atacante Daniel Martins, de 17 anos, é a nova aposta do Athletico para os próximos dois anos. A revelação do Novorizontino chegou a Curitiba nesta semana, emprestado pelo clube paulista, e agora aguarda ser confirmado oficialmente pelo Furacão.

Atento à novas promessas, o Athletico foi, mais uma vez, no interior paulista trazer mais um talento para o CT do Caju. Mas quem é Daniel Martins? O GloboEsporte.com conversou com o setorista do Novorizontino no GloboEsporte.com, Emílio Botta, e também com Marildo Ferreira Campos, coordenador das categorias de formação do Novorizontino.

Daniel Sergio Martins é paulista de São Carlos e vai completar 18 anos no final de junho. O Furacão estava de olho no jogador desde o ano passado, quando ele foi um dos artilheiros do Campeonato Paulista sub-17. Depois de trazer Jajá e Mingotti do Novorizontino, o Athletico adquiriu 10% do jogador junto ao time paulista e acertou um empréstimo de dois anos.

Daniel Martins Novorizontino — Foto: Thiago Carvalho/Novorizontino

- O Novorizontino é dos times que melhor trabalha a base em São Paulo. Não à toa, recentemente vendeu uma promessa para o Real Madrid (o atacante Rodrigo, vendido ao Real Madrid em 2017). O Daniel era considerado o novo "raio" que caiu em Novo Horizonte. Com boa presença ofensiva e visão de jogo, se destacou muito nos fortes estaduais de base em São Paulo. É um jogador que bem lapidado pode se tornar uma grata surpresa em um futuro próximo - diz Emílio Botta, que cobre o Novorizontino no GloboEsporte.com.

Veja, abaixo, um vídeo com alguns lances de Daniel Martins - tem até gol do meio-campo, em um jogo contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista sub-17, em 2019:

Lances do atacante Daniel Martins, de 17 anos, novo reforço do Athletico

Lances do atacante Daniel Martins, de 17 anos, novo reforço do Athletico

Marildo Ferreira Campos conhece Daniel desde quando o garoto tinha 10 anos. O coordenador das categorias de formação do Novorizontino viu o garoto deslanchar nas escolinhas de futebol do clube e já identificava uma grande promessa.

- Ele já era um prodígio e tinha uma condição muito acima dos meninos da idade dele, com uma técnica muito boa. Ele tem uns insights de genialidade, não é de fazer o que geralmente é recomendado, não é óbvio. Ele sempre tem uma rota alternativa para concluir as jogadas e pensamentos que a gente não imagina - disse o profissional em entrevista ao GloboEsporte.com.

O garoto começou a treinar na base do Novorizontino desde 2015, quando foi incorporado ao sub-13, e acompanhou a ascensão do clube. Depois, passou a participar das competições sub-15 e, posteriormente, sub-17. Foi no estadual sub-17 que Daniel teve destaque, sendo o terceiro artilheiro da competição, com 17 gols - ficou atrás de Matheus (do Audax, com 27) e Everton (do RB Brasil, com 19).

- Ele é um jogador de leveza, agilidade e muita precisão. É um atleta que é frio diante do gol, ele tem uma ótima bola parada. A relação dele com a bola é muito boa.

Sobre o estilo de jogo, Daniel atua como meia-atacante, por dentro. No Novorizontino, vestia a camisa 10, mas tem características mais ofensivas do que defensivas.

- Imagino que, com as condições e estrutura que o Athletico deve dar para ele e a coragem para expor jovens, tenho certeza que logo ele poderá estar ascendendo na equipe profissional. Ele tem uma condição de jogo a qual permite jogar mais atrás, devido à visão que ele tem, mas ele vai bastante ao ataque porque sabe driblar e chuta forte. Ele é um meia-atacante que se sentiu bem usando a 10, deu até mais ousadia para ele.

O coordenador da base do Novorizontino complementa sobre o perfil de Daniel.

- Ele gosta da bola, mas não é aquele jogador que fica esperando ela chegar, ele vai buscar e também gosta do gol. Ele acaba criando situações de finalização. Se jogar na frente, ele não vai ganhar na velocidade do lateral, mas sim na agilidade e trabalhando no espaço curto. Ele é mais produtivo jogando por dentro. Daniel é o tipo do jogador que deixa o jogo mais bonito.

Depois de se destacar no Paulista sub-17, no ano passado, Daniel foi sondado por Atlético-MG, Internacional, Palmeiras e clubes do exterior. De longe, Marildo agora vai acompanhar o desenvolvimento do jogador no Athletico, que deve dar atenção para o ganho de massa e força muscular. Daniel pesa 53kg e mede 1,68.

- Ele é franzino e não tem vigor físico, é genético. Recentemente estivemos na Turquia fazendo amistosos e ele foi sondado por vários clubes que jogamos contra, mas freavam por conta desse perfil físico e diziam "ele é muito pequeno". Acredito que ele vai maturar, crescer, ficar mais forte. O tempo vai dizer isso. Mas ele resolve o problema com a qualidade técnica, esse é o grande diferencial dele. Não sei se ele vai ficar tão forte, espero que isso não aconteça para ele não perder a leveza que ele tem.

Ficha de Daniel Martins

  • Nome completo: Daniel Sergio Martins
  • Data de nascimento: 28/06/2002 (17 anos)
  • Local de nascimento: São Carlos (SP)
  • Altura: 1,68m
  • Peso: 53kg
  • Clubes: Novorizontino

Mais do ge